domingo, 20 de maio de 2007

O Papa e as políticas públicas de Saúde no Brasil

Enviado por Tereseinha Pinto, Presidente da Associação para Prevenção e Tratamento da AIDS - APTA

O Papa e as políticas públicas de Saúde no Brasil

A vinda do Pontífice da Igreja Católica –caminhando para ser minoria no país- parece ter tido como único propósito respaldar as posições conservadoras sobre questões de caráter político fundamentais para o país e ,das quais os porta vozes têm sido os partidos de oposição –os da direita como PFL e PSDB- além dos costumeiros arcebispos de sempre : Florianópolis e Rio de Janeiro.

Em todo o país nos mobilizamos contra essa ingerência em nossos assuntos de Estado: as Católicas pelo Direito de decidir deram um “banho” fazendo manifestações em todas as capitais do país , em muitas delas tendo o movimento gay, o de mulheres e o de luta contra a Aids como parceiros. O Movimento Gay também fez o que pôde e foi o suficiente , Padre Julio Lancellotti mais uma vez nos ensina o óbvio: sem intermediários! Colocou uma faixa em alemão denunciando o descaso com o povo da Rua que o “Santo Padre” fez questão de ignorar!

O “Santo Padre” , Golbery de seu antecessor , estudou cada palavra e cada gesto : atacou o aborto, ameaçou com a excomunhão deputados, mandou as mulheres voltarem ao lar (quando foi que saímos de lá???!!!), e embora saiba perfeitamente que para os cofres do país e o dos Católicos ,o sensato era que seu amigo dos tempos da juventude nazista hoje “Fundador” da fazenda Esperança, fosse encontra-lo no seu local de hospedagem, preferiu levar toda a mídia a tal fazenda , símbolo do tratamento abstinente aliado à chamada “Guerra às drogas “.
Não foi por acaso: o país tem como prioridade tanto em recursos financeiros como em humanos a implementação da política de Redução de Danos no país. Dois governadores e uma frente parlamentar têm se esforçado para pautar a questão da legalização das drogas ilícitas e da descriminalização das mesmas, tanto os governadores como os parlamentares são aliados do atual Presidente da República e/ou são da esquerda!
Fiquei imaginando o enorme medo que Marcola ou Fernandinho Beira Mar devem ter sentido ao saber que “Deus lhes pedirá explicações”...!
Particularmente, acho que Deus deve incluir na pauta as seguintes explicações não dadas :
-Porque os padres pedófilos não foram excomungados?
-Porque um “Santo Papa” precisa de dois carros importados último tipo, de uma das fábricas mais caras do Mundo ,para visitar um país pobre onde 30 milhões de pessoas ainda passa fome?

- Porque nesse momento 12 bispos latino americanos defensores da Teologia da Libertação estão proibidos de se manifestar ainda que só por escrito?
Poderíamos elencar outras, mas o que importa é termos consciência de que ele se vai, mas cumpriu os seus objetivos: a revista Veja estampou em seu blog insultos e mais insultos contra o Prof. Dr. Henrique Carneiro – jovem expoente da Redução de danos; Os deputados na calada da visita conseguiram adiar mais uma vez a audiência pública sobre a Lei do aborto; O Ministro da Saúde foi execrado duas vezes em público sem que a imprensa tivesse pelo menos uma nota de indignação frente a óbvia separação entre Estado e Igreja.

A hora, é de usar todo nosso poder de mobilização para apoiar as posições defendidas pelo Presidente. O Estado brasileiro é LAICO, e defender a autonomia do Estado nas decisões e caráter público que dizem respeito á saúde da população, se a população brasileira não quiser o aborto que o faça após um debate amplo, honesto e fundamentado não em dogmas mas nas posições científicas biológicas ou das ciências sociais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!