sexta-feira, 13 de julho de 2007

Congresso da UNE debate Drogas


No último dia 6 de julho, foi realizada uma mesa redonda sobre drogas no 50 Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que ocorreu na Universidade Nacional de Brasília (UNB), em Brasília (DF), de 04 a 08 de junho de 2007. O congresso celebrou 70 anos de existência da UNE e, segundo anunciado durante o evento, trata-se da primeira vez que o movimento estudantil incluiu o tema das drogas na sua pauta de discussões. O 50º debateu diversos outros temas, além de ter sido eleita a nova diretoria da Instituição.

Eis a composição da mesa:
Drogas: o debate atual no Brasil?



Bia Labate - NEIP/ Alto das Estrelas / Unicampmalito://bia_labate@yahoo.com.br/(substitiundo o palestrante originalmente indicado, Pedro Bodê de Moraes, da UFPR)

Vinícius de Oliveira Ribeiro da Silva - Delegado de Polícia / Secretário Geral do Sindicato dos Delegados do RJ - representante do Deputado Estadual Marcelo Freixo, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vinigeorge@uol.com.br

Mediador - Bruno Vanhoni - UNEmailto:UNEbrunovanhoni@hotmail.com

Sergio Vidal apresentou uma detalhada história do movimento estudantil e dos movimentos antiproibicionistas no país. Maurício Fiore abordou o tripé "criminalização- medicalização-moralização" presente no tratamento geralmente conferido a questão das "drogas". Bia Labate desconstruiu algumas das principais categorias fundantes do debate público e do imaginário social sobre as "drogas". Vinícius da Silva traçou a história do surgimento da instituição policial no Brasil e relacionou-a com a abordagem autoritária e problemática do tema pela polícia e judiciário hoje.A sala estava lotada de estudantes, alguns uniformizados com camisetas de suas correntes políticas. No final, o público presente fez longas intervenções, algumas polarizando confrontos ideológicos existentes entre correntes políticas diversas que disputam espaço no movimento estudantil. O debate foi interrompido por vezes por gritos de guerra coletivos entusiasmados como "um beck [cigarro de maconha] gigante, na boca do estudante!" ou outros similiares. Parece, contudo, não existir um consenso interno da UNE a respeito do apoio a legalização do consumo da Cannabis.

Foram coletadas propostas de encaminhamento de moções e discutida a necessidade da UNE incluir o debate sobre o tema das drogas na sua agenda política daqui para frente. Foi apontada a existência de uma vaga para um representante da UNE no CONAD, a qual permanece desocupada por falta de mobilização dos estudantes. O nome de Sérgio Vidal foi sugerido como um eventual candidato a preenchê-la.

Maurício Fiore e Sergio Vidal - Brasília, 06/ julho de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!