sábado, 6 de junho de 2009

Bahia: 3 pessoas revistadas e conduzidas à DTE, apesar de desconhecerem sobre a Marcha da Maconha Salvador

No último dia 31/05 nem tudo foi motivo de comemoração para o movimento social pela mudança nas políticas e leis sobre a maconha. Apesar dos agentes da DTE - Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes terem recebido bem e estabelecido um diálogo importante com os integrantes da Ananda, muitos cidadãos transeuntes que passavam pelo local foram abordados e revistados pela policia. Desses, 3 que não sabiam da existência da Manifestação, muito menos da Ananda, foram conduzidos à DTE para prestar esclarecimentos sobre as seguintes condutas: 1 caso) porte de 3 cigarros de maconha; 2 caso) Não estar portando documentos de identificação; 3 caso) porte de 2 camisetas com conteúdo interpretado como apologético.

O primeiro caso foi liberado após prestar esclarecimentos. O segundo caso prestou esclarecimentos, mas só foi liberado após algumas horas; no terceiro caso o cidadão foi interrogado e liberado após assinar um documento que relaciona as camisetas que seriam vendidas à realização da Marcha da Maconha. Não tivemos assesso ao documento, apenas a um relato assustado de um cidadão até então com pouco ou nenhum acesso à informações sobre seus Direitos, sobre a Ananda ou sobre a Marcha da Maconha.

No entanto, o que podemos afirmar de todo o caso é que, apesar desses e de outros cidadãos que passaram naquele domingo no Farol da Barra, tendo sido ou não revistados, terem se interessado por nossa proposta, não estavam sabendo previamente da mobilização nem podem ser relacionados com o evento ou com qualquer das atividades relacionadas com a sua organização. Esperamos que não seja aberto inquérito contra qualquer dessas pessoas, principalmente relacionando-as com atividades que não realizaram e nem sequer conheciam.
Essa é a camiseta apreendida.
Esse tipo de camiseta é vendida tradicionalmente em Salvador há anos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!