quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Qual a hora certa para fazer "clones" da planta?

“Grande Vidal. Bom dia.
Mais uma vez estou aqui com as minhas dúvidas. E desta vez são duas:
A primeira é com relação ao sexo das plantas. Meu jardim está finalizando a 7ª semana de vega e eu gostaria de saber em que momento o sexo começa a aparecer. Sei que vou precisar de usar lupas para identificar mas não tenho ideia de quando vou poder fazer. Apesar de ter comprado de bancos que "garantiam" que 99% das sementes são feminimizadas, eu gostaria de verificar.
A outra dúvida é saber quando fazer clones. Talvez não no manuzeio de corte (vou ter certeza quando fizer), mas mais de onde retirá-los. Essa dúvida surge devido à estrutura de minhas plantas que não dispontam de galhos ramificados diretos do tronco ou os que surgem junto as folhas são muito pequenos e não parecem que irão crescer mais. Devo esperar mais? Estou utilizando fertilizante orgânico e sei que o processo de crescimento é mais lento. Só agora que adquiri um bom medidor de pH para tentar estabilizar o solo.
Desde já grato pela atenção e ao Hempadão por ajudar levantar nossa bandeira.
Jah guide.”


Infelizmente não tem outra forma de saber se uma planta será macho ou fêmea a não ser quando elas apresentam as flores. Numa mesma linhagem de plantas, os machos sempre são mais vigorosos, crescem mais rápido. Se você tem todas as sementes da mesma genética, e é uma genética bastante estável (plantas muito parecidas umas com as outras), é possível saber que as que se destacam em velocidade no crescimento, que aparentam ser as mais saudáveis, podem ser machos. Mas não vale a pena eliminar as plantas antes delas mostrarem o sexo.

A probabilidade de sementes feminilizadas nascerem macho é muito pequena. Ainda assim ela existe. Então, é importante mesmo ficar atento aos primeiros sinais de flores nas suas plantas. Porém, as plantas só mostrarão o sexo no momento correto, quando amadurecerem o suficiente ou se você forçar a floração.

É possível forçar a floração das plantas fazendo elas entenderem que chegou o inverno. Para isso, as plantas precisam receber ao menos 12hs de escuridão total, sem qualquer interferência de luz. Nesse regime, em poucos dias elas mostrarão nas “axilas” dos galhos, pequenos botões florais, chamados pré-flores. Se eles se parecerem com uma pequeno cálice, como na flor fêmea, então, é uma “menina”. Se forem pequenas bolas, como na flor macho, então é um “menino”.

Quanto ao melhor momento e qual parte da planta clonar, posso dizer que um clone é um galho da planta. Há pessoas que retiram galhos grandes, para terem clones grandes. Outras preferem retirar clones pequenos. No fim, o que vale é a preferência de cada cultivador e suas condições de cultivo. Se sua planta não desenvolveu galhos muito grandes, você acabará tendo que fazer clones pequenos mesmo. Algumas linhagens tem maior tendência a produzir galhos do que outras. É possível forçar a planta a se ramificar mais amarrando-a desde pequena, para que ela procure desenvolver ramos laterais, como na foto abaixo.

Quanto mais galhos, mais clones você pode ter em uma planta. Caso sua planta esteja começando a florir e ainda não tenha galhos, você pode também forçar ela a vegetar por mais tempo, dando-lhe mais de 16hs de luz diária, mesmo que precise completar a luz solar com lâmpadas. Ao menos para garantir que ela cresça o suficiente para que você tire os clones que precisa.

+info: publicado originalmente no blog parceiro Hempadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!