sábado, 14 de fevereiro de 2015

Sementes Feminizadas e Sexo da Espécie!


vrouwelijke_plant_closeEssa semana temos uma mensagem de um leitor que quer saber mais a respeito de como fazer mudas.

“Grande Vidal. Bom dia.
Mais uma vez estou aqui com as minhas dúvidas. E desta vez são duas:

A primeira é com relação ao sexo das plantas. Meu jardim está finalizando a 7ª semana de vega e eu gostaria de saber em que momento o sexo começa a aparecer. Sei que vou precisar de usar lupas para identificar mas não tenho ideia de quando vou poder fazer. Apesar de ter comprado de bancos que "garantiam" que 99% das sementes são feminimizadas, eu gostaria de verificar.


A outra dúvida é saber quando fazer clones. Talvez não no manuzeio de corte (vou ter certeza quando fizer), mas mais de onde retirá-los. Essa dúvida surge devido à estrutura de minhas plantas que não dispontam de galhos ramificados diretos do tronco ou os que surgem junto as folhas são muito pequenos e não parecem que irão crescer mais. Devo esperar mais? Estou utilizando fertilizante orgânico e sei que o processo de crescimento é mais lento. Só agora que adquiri um bom medidor de pH para tentar estabilizar o solo.

Desde já grato pela atenção e ao Hempadão por ajudar levantar nossa bandeira. Jah guide. ”

Antes de falar sobre como fazer um clone, gostaria de falar sobre sementes fêmeas. Primeiro é importante deixar claro que os bancos de sementes controlam muito bem a linhagem de plantas que eles vendem como sendo quase 100% fêmeas. O processo mais complicado no mercado de desenvolvimento de sementes não é torná-las fêmeas e sim realizar uma boa seleção genética de uma população de plantas da mesma linhagem. Os bancos de sementes cultivam centenas, às vezes milhares de sementes da mesma genética e faz clone de todas as plantas. Após a colheita, o criador seleciona qual planta deu as flores com as características mais apreciadas e só então decide qual clone irá manter.

Muitas plantas fêmeas têm uma tendência a desenvolver algumas flores macho, como um mecanismo de preservação da espécie. Os criadores de sementes procuraram formas de fazer com que as melhores plantas fêmeas que eles selecionavam pudessem também produzir alguns flores macho. Assim, eles puderam polinizar outras plantas fêmeas e passaram a controlar melhor as proporções com que suas sementes produziam plantas macho e fêmea. Com isso também puderam desenvolver as sementes com garantia das plantas serem quase 100% fêmeas.

Em todo caso, mesmo que suas sementes fossem regulares, ou seja, tivessem taxa de possibilidade de serem 50% macho e 50% fêmeas, não seria necesssário uma lente para identificar o sexo da planta. Claro que com uma lente o universo da cannabis fica muito mais rico aos nossos olhos, e quem tem condições aconselho muito comprar uma. Mas, de fato, plantas macho e fêmeas são facilmente reconhecidas, basta você ficar atento. Você não falou se seu jardim é com lâmpadas ou ao sol. Mas, seja como for, é importante que quando notar que a planta está começando a mudar seu crescimento e iniciando as mudanças para florir, nas axilas dos galhos começaram a surgir as chamadas pré-flores. São miniaturas do que serão as flores. No caso de plantas fêmeas é um pequeno cálice que aparece. No caso de plantas macho, são um conjunto de bolinhas. As bolinhas, no futuro, se tornarão parecidas com um cacho de bananas e, se você não eliminá-lo, se tornarão flores e soltarão polém capaz de fecundar fêmeas a quilomêtros. Então, se você não pretende criar sementes, elimine totalmente o macho.

Os machos são desprezados por muita gente, mas, na realidade, eles têm uma importância enorme. Só que é preciso ter muito cuidado com eles, para que não estraguem completamente uma colheita, caso não se deseje produzir algumas sementes usando o pólen. Se você quer criar sementes aconselho esperar as bolas virarem bananas, se formarem melhor, mas de modo algum deixá-las abrir. Então você colhe a planta, retirando para guardar apenas um pequeno galho que você vai deixar num vaso com água em algum canto isolado da casa até que as bananas abram e lhe dêm o polém. Você também pode abrir as bananas com uma lâminas para pegar o polém. Use um pincel para coletar um pouco de polém e esfregue com cuidado apenas uma ou duas inflorescências da parte de baixo de uma planta fêmea. Assim você garante que ela produzirá algumas sementes e que também continuará produzindo mais resina no restante da flores e, principalmente, na flor do topo da planta.

Sobre a melhor hora para clonar suas plantas. De fato, não há um momento ideal. O melhor é que as mudas sejam retiradas antes da floração. Um clone é um galho da planta, basta ter crescido o suficiente para ter alguns centímetros de galho e já é o bastante para que vire um clone. Muitos cultivadores preferem tirar clones menores, outros preferem mudas maiores. Se sua planta ainda não possui um galho que possa ser cortado para fazer o clone, o melhor é força-la a manter-se vegetando por mais algum tempo, até que forme galhos. Você pode fazer isso dando-lhe mais de 16hs de luz por dia. Caso esteja usando a luz do sol, pode complementar o fotoperíodo com algumas lâmpadas fluorescentes. Se estiver usando lâmpadas, basta programar seu timer para a tarefa. Você pode ainda amarrar a planta para forçá-la a se ramificar. Se optar por fazer isso tome cuidado para não partir a planta colocando muita força. Procure respeitar o limite de tensão dos caules e galhos. Eles se recuperam com facilidade e tem uma mobilidade incrível, mas têm limites. Mas, ao amarrar a planta e forçar o topo a manter-se na horizontal você faz a planta entender que precisa distribuir melhor os hormonios de crescimento e os nutrientes, fazendo ela acreditar que tem muitos topos e que precisa dedicar-se a desenvoler esses galhos. Você também pode podar topo da planta, para forçá-la a se ramificar mais, mas só faça isso se ela ainda for vegetar por muitas semanas, para que dê tempo de se recuperar.


Muito obrigado por ter mandado sua mensagem e espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e com isso ajudado também outras pessoas! Mandem suas mensagens e fotos para hempadao@gmail.com

+info: publicado originalmente no blog parceiro Hempadão, abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!