sexta-feira, 24 de março de 2017

Orgânicos ou Químicos? Dicas do Homem Planta direto da Califórnia

Originalmente publicado em 2011 no Hempadão, revisado e atualizado

Em 2011 eu bati um papo bem interessante com um cultivador brasileiro que vive na Califórnia. Eu ainda estava iniciando os estudos sobre o tema do cultivo e uma das dúvidas mais recorrentes era a respeito das vantagens e desvantagens no uso de fertilizantes orgânicos ou químicos, com uma forte rejeição de alguns aos químicos, sem um maior aprofundamento da questão. Na época ele me disse:

“Desbalanço de nutrientes pode matar a vida do solo, mas a presença de nutrientes já mineralizados e quelatados não faz nada de mal para o solo. Quanto a gosto e etc, isso depende de quem está plantando, tem gente que não tira fumo bom nem de orgânico, eu por exemplo, tiro fumo melhor que muitos dos orgânicos do clube com meu GH (General Hidroponics).

Quanto a diferença entre orgânico e químico, na minha visão a diferença vai estar apenas nas mãos no cultivador. Se o cara não souber ser um nutricionista para as plantas, elas vão sofrer se ele for usar fertilizante químico.
  
Os fertilizantes "químicos" não são nada mais que os mesmos materiais presentes em um solo compostado, já mineralizados, selecionados e quelatados. O que significa que sua estrutura está formada para a melhor absorção pela planta. Agrupando os minerais e metais juntos para uma absorção e fotossintetisação mais rapida.

O que já não acontece no cultivo orgânico onde os nutrientes vão sendo liberando de acordo com o desenvolvimento da rizosfera pois a mineralização dos mesmos depende da simbiose natural dos fungos e das bactérias ali presentes no solo. Que como a gente sabe, vai ocorrer de acordo com a troca de carboidratos com a planta. Aquela velha simbiose que mantem o solo e as plantas vivos na natureza.”



De fato, não conheço tanto sobre esses processos para afirmar que os nutrientes mineralizados ou os quelantes façam mal ao solo, mas é uma longa discussão, porque o Homem Planta e muitas pessoas afirmam que não faz mal algum e muitas outras também afirmam que faz. Minha opinião pessoal é dar preferência por usar solos compostados ou fertilizantes de origem orgânica, já que em todo o mundo a tendência é de considerar os produtos orgânicos como melhores opções de consumo. Mas, como disse, mas não fui tão claro, a prioridade, na minha opinião, para todos os cultivadores é empreender um cultivo de sucesso, aprender, ter experiências.  Como disse, inclusive estou estudando sobre o tema para poder ter mais informações a respeito. Conheço pessoas que tentaram de muitas formas cultivar com solo e não conseguiram, preferiram usar fibra de coco, ou perlita com coco, e fertilizantes, conseguindo resultados muito bons. Também conheço gente que não consegue cultivar assim e se dá muito bem com solos compostados. Então, é como qualquer tarefa humana, sempre vão existir várias formas de executar a tarefa, todas elas são muito válidas. Qual a melhor? Aquela que você conseguir fazer e se sentir satisfeito obtendo bons resultados.

Inclusive é bom lembrar que não só existem inúmeras empresas produzindo uma variedade enorme de fertilizantes muito eficientes, como existem empresas brasileiras apostando nesse nicho de mercado e começando a desenvolver e por no mercado os fertilizantes específicos para marias.

O Homem Planta também tocou num ponto muito importante que as pessoas ao usarem fertilizantes precisam estar atenta, para não prejudicar o sabor das flores colhidas. A técnica chamadas de lavagem ou flush é usada para tirar os nutrientes que não foram absorvidos pela planta e estão em quantidade excessiva no solo. Existem muitas forma de executar essa tarefa também, que é feita geralmente no final da floração. Essa técnica também pode ser usada para tratar uma planta que tenha sido regada com uma sobredosagem de fertilizantes. O flush é um procedimento muito importante e deve ser usado por qualquer pessoa que use fertilizantes seja químicos ou orgânicos.

Receita de flush do Homem Planta:

# 7 DIAS PARA COLHER:
1) Rego com água, espero 1 ou 2 horas até que a planta absorva tudo que puder de água.
Isso me assegura que ela esteja cheia de água/nutrientes quando eu adicionar a água com a solução de flush, oque vai evitar que ela absorva o excesso de sais, que é justamente oque estamos querendo "derreter" e tirar da midia.

2) Rego com 3x+ o tamanho do vaso de água pura, fazendo com que essa solução seja minada do solo e limpe o mesmo. 


# 6-4 DIAS PARA COLHER:
1) Rego com água e um pouco de carboidratos, como melaço de cana de açúcar ou carboload ou outro produto rico em carboidratos, como BudCandy, Açucar Mascavo dentre outros.
Isso vai me assegurar que a planta tenha uma certa reserva para fazer a parte 2 da fotossíntese até o fim da vida. 

# 2 DIAS PARA COLHER:
No final do penultimo dia eu apago as luzes e deixo ela consumir o maximo de carbs possivel até a hora da colheita.

E tá ai o produto final:


O pai da flor acima não precisa esconder o rosto por plantar e vender maconha. Ele é licensiado para isso pela lei da Califórnia e, como disse no comentário, “tem o emprego que pediu a deus”. Saudações canábicas, ao Homem Planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!